sábado, 10 de março de 2012

EUA colocam Vaticano na lista de países de lavagem de dinheiro

Pela primeira vez, o Relatório Internacional de Controle de Narcóticos, uma publicação oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, colocou o Vaticano na lista de países cujo sistema financeiro é desprovido de salvaguardas que impeçam a lavagem de dinheiro, principalmente pelo tráfico.

O relatório, que é atualizado anualmente, contém 190 países divididos em três categorias: maior preocupação, preocupação e monitorados.

O Vaticano, que é o menor país do mundo, está na categoria “preocupação”, junto com países como Polônia, Irlanda, Egito, Chile e Hungria.

Uma fonte do Vaticano citada pela Reuters tentou minimizar a “inauguração” do Vaticano no relatório. “Estamos felizes por termos sido colocados na categoria menos vulnerável do Departamento de Estado", disse.

Em 2011, sob pressão da Procuradoria de Roma, o Vaticano adotou normas de transparências nos demonstrativos do seu banco.

A pressão por transparência era antiga, mas Vaticano só tomou a iniciativa quando a Procuradoria congelou em setembro de 2010 uma transferência de 20 milhões de euros (R$ 45,36 milhões) que o banco tinha feito para uma agência em Frankfurt (Alemanha) do banco americano JP Morgan, entre outras movimentações de menor valor.

Com informação da Reuters, entre outras  agências e Paulo Lopes
 http://www.paulopes.com.br/2012/03/eua-colocam-vaticano-na-lista-de-paises.html#ixzz1ojCdp4he

Nenhum comentário:

Postar um comentário