domingo, 18 de março de 2012

Líder da Igreja Anglicana renunciará até o fim do ano


 


   Nesta sexta-feira (16) o arcebispo anglicano Rowan Williams anunciou que vai se afastar do cargo no final deste ano e em seu lugar deve assumiu o bispo John Sentamu que é o candidato favorito para ocupar o cargo.
   Na Igreja Anglicana o líder é nomeado pela Comissão de Candidaturas da Coroa (CNC, em inglês) que tem 16 membros com direito a voto. São eles que vão nomear o sucessor de Williams, considerado como um bispo liberal que ficou dez anos no cargo, década marcada pelas divisões geradas pela ordenação de mulheres e de homossexuais como bispos.
       Ao que parece Sentamu é mais conservador e sua candidatura ganha apoio por ele ser um bispo negro. Mas a última decisão sobre quem vai ser o novo líder da Igreja da Inglaterra será dada pela rainha Elizabeth II.
      Só depois das votações e da aprovação da rainha é que o escritório oficial do primeiro-ministro britânico David Cameron –  Downing Street- vai divulgar o nome do eleito. Depois desse procedimento o novo arcebispo vai prestar uma homenagem à rainha e tomar posse de seu cargo em uma cerimônia solene que será realizada na Catedral de Canterbury.
      Natural da Uganda, Sentamu chegou ao Reino Unido em 1974 sendo o sexto de 13 irmãos. Em sua história há grandes momentos que fizeram com que ele fosse, inclusive, nomeado como o “homem do ano” em 2007 no condado de Yorkshire, no norte da Inglaterra, onde atua como bispo.
Além dele há outros nomes na lista de prováveis substitutos para Williams que está deixando o cargo para trabalhar na Universidade de Cambridge: Richard Chartres, bispo de Lodres; Nick Baines, de Bradford e Tim Stevens, bispo de Leicester.

Com informações Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário