segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sacerdotes gays podem ser ordenados como bispos na Igreja Anglicana


Sacerdotes gays podem ser ordenados como bispos na Igreja AnglicanaSacerdotes gays podem ser ordenados como bispos na Igreja Anglicana
No início deste ano a Igreja Anglicana anunciou que não há mais proibição que impeça que sacerdotes gays sejam ordenados a bispos. A nova regra, contudo, pede para que estes sacerdotes escolham a abstinência sexual.
Em comunicado oficial emitido pela Câmara dos Bispos diz que o sínodo “confirma que os requerimentos colocados nas regras de 2005 acerca da eligibilidade para ordenação para aqueles em relações civis que são consistentes com o que é ensinado na Igreja da Inglaterra se aplicam igualmente”.
Em 2005 ficou decidido que os religiosos podem estabelecer relações homossexuais civis desde que mantiverem o celibato como foi o caso do reverendo Jeffrey John, reitor de St. Albans. Ele tem um relacionamento de longa duração com outro religioso e afirma que não há conjunção carnal entre eles, mas mesmo assim em 2003 ele não pode ser ungido como bispo.
Ao saber da nova decisão, John comemorou a possibilidade de sua ordenação. “Se for genuinamente verdadeiro que todos os níveis de ordenação estejam abertos a pessoas gays, então é algo muito bom”, disse ele.
O anúncio do fim da proibição gerou polêmica entre os fiéis da igreja anglicana já que recentemente foi vetado a unção de mulheres como bispos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário