quarta-feira, 10 de julho de 2013

Editora lançará Bíblia Sagrada em quadrinhos; Série em 12 volumes foi desenhada por cartunistas da Marvel e DC Comics

Editora lançará Bíblia Sagrada em quadrinhos; Série em 12 volumes foi desenhada por cartunistas da Marvel e DC Comics
Uma Bíblia em quadrinhos, dividida em 12 volumes que somam 2 mil páginas e relatam de Gênesis a Apocalipse é a aposta da editora Kingstone para levar a mensagem bíblica a crianças, adolescentes e fãs das HQs.
Anunciada pela editora como “a adaptação gráfica mais completa feita da Bíblia”, a versão da Bíblia em HQ foi pensada para “ensinar e explicar as principais histórias e temas da Bíblia de uma forma histórica e cronológica”, segundo os idealizadores.
O site inglês The Guardian informou que a editora sediada na Flórida, Estados Unidos, lançará os quatro primeiros volumes de sua Bíblia ilustrada ainda este ano, relatando a história do Velho Testamento até o livro de Juízes. Os oito livros restantes serão publicados em 2014, concluindo a narrativa do Velho Testamento e apresentando o Novo Testamento completo.
Desenhistas que já trabalharam para as editoras Marvel e DC Comisc, duas gigantes do entretenimento em quadrinhos, estão diretamente envolvidos com o projeto. Art Ayris, diretor executivo da Kingstone diz que o objetivo do projeto é ser relevante.
“A Bíblia continua a ser o livro mais vendido de todos os tempos. A série The Bible no History Channel foi o programa de TV a cabo com a melhor audiência de todos os tempos. Nós suspeitamos que A Bíblia Kingstone vá ser um produto perene no mercado”, afirmou.
Cena que retrata a vingança de Sansão contra os filisteus
Cena que retrata a vingança de Sansão contra os filisteus
Parte da expectativa de Ayris se deve ao planejamento feito pela editora para que o produto seja de fácil compreensão: “Estou constantemente espantado com o analfabetismo bíblico que vejo na cultura geral e até mesmo nos frequentadores da igreja. Senti que precisava ser uma ponte gráfica e uma estrutura cronológica para ajudar – especialmente os mais jovens – a entender e compreender os principais temas de Bíblia. A maioria dos nossos artistas têm trabalhado com Marvel e DC, então quando essas crianças tiverem acesso a esta arte escaldante que auxilia a trazer vida, compreenderão o texto bíblico”.
O uso de uma forma de comunicação já consagrada ao longo das décadas é vista por Ayris como uma vantagem adicional: “Os meninos são, por vezes, leitores relutantes. Os quadrinhos são uma linguagem transcultural e ajudam as pessoas a encontrar sentido no texto”, aposta.
A adaptação da editora Kingstone não é a primeira a fazer uma versão da Bíblia em quadrinhos. Em 1975, a DC Comics adaptou os primeiros capítulos de Gênesis, contando a história do Jardim do Éden até Sodoma e Gomorra. Em 2009, o cartunista norte-americano Robert Crumb fez sua versão do Gênesis, que foi altamente reprovada entre cristãos por ser uma sátira.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário